quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Aos Indignados

       Todos, hoje em dia, conhecem os tão famosos “Indignados” e o seu já tão célebre movimento. Tenho acompanhado pelas notícias esta indignação desde as suas primeiras manifestações, pela capital espanhola. E, pelo que tenho visto, os fundamentos em que estes jovens se baseiam são, mais ou menos, estes: por serem jovens recém-formados, têm direito a ter trabalho na sua área, naquela para a qual se formaram; também não têm culpa da crise mundial que se vem instalando nos últimos anos, por isso, o emprego que lhes é, por direito, devido (reparem no meu uso da palavra “emprego”), deve aparecer.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Teatro do Poder

Num livro que li de Domingos Amaral, escritor que esteve em Tomar e na escola que frequento muito recentemente, houve uma passagem que me despertou especial interesse. Uma personagem diz, a determinada altura, que o que realmente interessa são as pessoas. Não são as ideologias que têm, nem os partidos que mais apoiam: o que é verdadeiramente importante são as pessoas por si só. E eu não poderia estar mais de acordo.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Acordai



         Portugal, hoje em dia, ocupa um lugar irrelevante entre as nações – não influencia nada, não tem nada a dizer sobre nada e se não ficar bem calado sobre o seu próprio futuro, vem logo alguém em nosso auxílio para nos ajudar a saber calar a boca. É um facto que se revela bastante preocupante, particularmente para mim. Mas há que mudar esse estatuto, esse papel inexistente que hoje desempenhamos. Temos de acreditar em nós mesmos de que somos capazes de mudar tudo isso, quanto mais não seja pela enorme relevância e capacidade que demonstrámos no passado.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Jovens de Portugal


É muito difícil ser-se jovem responsável nos dias de hoje. É muito difícil passar o dia na escola, estar sentado nas mesas das salas de aula, com atenção à matéria dada e ao mais ínfimo pormenor dito pelos professores, escrever apontamentos nos cadernos, manter o estudo em dia, dar tudo por tudo, semana após semana, teste após teste, para que os resultados sejam melhores. Mas fazemo-lo e continuamos a fazê-lo porque fomos educados aprendendo que serão esses resultados o nosso passaporte para o futuro. No entanto, as pessoas que nos ensinaram a esforçarmo-nos, a dar tudo por tudo, a dar o nosso melhor em tudo o que fazemos, a lutar pelo que queremos alcançar, são as mesmas pessoas que quando nos encontram à mesa de jantar, todos os dias, falam, sem cessar, sobre todas as cargas fiscais a que se vêem constantemente sujeitos.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Dia do Candidato


O que é?

  • É um dia em que as Instituições de Ensino Superior abrem as portas e dão a conhecer aos alunos de 12º ano as suas instalações, os seus cursos e as suas atividades;
  • Também permite o contacto com a realidade da saída profissional atual de cada curso lecionado pela instituição em questão;

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Welcome (:


 Benvindos!!! 

          Este blog é da responsabilidade da Associação de Estudantes da ESSMO (AE-ESSMO).
O seu objetivo é criar um espaço onde os alunos possam exprimir as suas opiniões e os seus pensamentos, para, assim, criar a partilha de ideias entre os estudantes da nossa comunidade escolar.